camilapivanti@icloud.com - (11) 98594-4329  /  (11) 2312-9477

Rua: São João da boa vista, 37 - Jardim Haydee - Mauá - São Paulo

site criado por Camila Pivanti-2020 

Buscar
  • Camila Araújo

Ministério de Dança na igreja


Olá garotas!

Nesse fim de semana eu participei de uma reunião do ministério de dança da igreja, se tem uma coisa que amo fazer é adorar ao senhor com gestos, com meu corpo, porém no momento não estou participando, mais gostaria de deixar um estudo básico do que é e como funciona.

Bem sabemos que o objetivo desse ministério lindo é: ADORAÇÃO, EVANGELISMO, ENSINO E RESTAURAÇÃO, quando eu participava da coreografia (como a gente chamava rs) minha líder sempre dizia que éramos um canal, um cano mesmo. Então se dentro de nós passasse água viva, cristalina, aquela que mata a sede, era exatamente isso que a igreja ia sentir, porém se nossas canalizações fossem de esgoto, a igreja sentiria todo o lixo sendo passado também.

O Ministério de Dança pretende adorar a Deus e proclamar sua palavra por meio do movimento. A dança, assim como qualquer tipo de arte, é um poderoso meio de levar e ensinar o evangelho de forma criativa. A palavra falada entra pelos ouvidos, mas a palavra encenada entra pelos ouvidos, olhos e emoções, fazer parte desse ministério, é dar a oportunidade para que a pessoa se envolva na obra, cresça no conhecimento de Deus e desenvolva seu potencial.

Vamos entender qual o papel do líder nisso tudo, em 1 Tm 3:1-13 podemos ver como o líder deve se comportar em todo momento, ele deve ser de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria para exercer esse “negócio” At 6:3. Além disso, é interessante que o líder tenha alguma experiência em dança, ou que pelo menos, se interesse em buscar e se aprimorar, procurando oferecer algo de excelência para Deus.

O MINISTRO DE LOUVOR COM DANÇAS

Antes de sermos bailarinos, somos vasos santos, ministros e sacerdotes. Logo, temos a responsabilidade de sermos referencial da glória de Deus. Aqueles que participam do ministério devem entender que o que fazem não é somente algo bonito, mas que deve comunicar alguma coisa. A arte só vai ter valor se salvar, curar, restaurar e edificar. E no caso da dança, a unção vem pelo movimento. Não se trata de um adorno para enfeitar o púlpito da igreja. A vida e o caráter do ministro devem ser tratados antes de estar à frente da igreja.

FORMAS DE TRABALHAR A DANÇA

Coreografias: movimentos pré-definidos e ensaiados. Como uma música e uma letra na qual o Senhor Jesus inspira o compositor. Aqui, podem se desenvolver temas bíblicos com mensagens associadas a problemas socioculturais, políticos e espirituais atuais. Dica: Pense na mensagem e não em simplesmente "amontoar movimento" e fazer algo esteticamente bonito.

Dança livre/ Espontânea/ Improvisação: como um cântico espiritual vindo do coração de Deus (Sl 33:3). Não existe algo pré-determinado. Flui no momento.

OS ENSAIOS

O ideal é que os grupos tenham dois ou mais ensaios por semana de pelo menos duas horas cada um. Na dança, é necessário continuidade, caso contrario os resultados são lentos.

O Ensaio é a oportunidade de criar e desenvolver o que já existe. Além de ensaiar e criar coreografias é importante que exista um tempo devocional, onde as pessoas possam orar e compartilhar a palavra de Deus, afinal, nosso interesse é ver o crescimento do individuo tanto técnica como espiritualmente.

Invista no seu ministério. As vezes temos tempo e dinheiro para tantas coisas, mas deixamos de lado aquilo que realmente é necessário. Faça aulas de dança, cursos, congressos, seminários, leia sobre o assunto, assista espetáculos, saiba o que a palavra de Deus fala sobre o assunto, veja filmes, enfim...INVISTA! Você pode optar se quer um grupo medíocre, um grupo comum ou um grupo inteligente. No momento eu estou com outros projetos, porém esse é um ministério que tenho muito carinho e quero cada vez mais aprender sobre ele, para que eu dia eu volte a exercer o dom que Deus me deu.

#estudos #dicas #dança #BlogCristão #GarotaVirtuosa #edificação

78 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now